24 de novembro de 2012

Expectativa x Realidade


“Quando eu tiver 19 anos não vou chorar escondida sentada no chão do banheiro, no cantinho entre a parede e o vaso. Quando eu tiver 19 anos não vou levar pra casa todos os gatinhos que encontrar pela rua. Quando eu tiver 19 anos não vou acreditar sempre que alguém disser o quanto gosta de mim, muito menos entregar meu coração numa bandeja sem ter provas concretas de que será recíproco. Quando eu tiver 19 anos vou falar menos - principalmente sobre minha própria vida,  principalmente com qualquer estranho que esbarro por aí. Quando eu tiver 19 anos aprenderei o que é ser racional, na teoria e na prática. Quando eu tiver 19 anos camarão não será mais uma coisa que amo comer até colocar na boca. Quando eu tiver 19 anos não farei tanto drama, nem aparentarei gostar de sofrer...”
Tenho 19 anos e nada disso mudou. Claro que algumas mudanças vieram, claro que eu amadureci e é claro que vivo levando porrada. Isso faz parte, não faz? Talvez se o que eu prometi tivesse se cumprido não levaria de uma mão, porém, em contrapartida, levaria de outra. Não estava preparada pra ser adulta com 12, nem com 15... Não estou preparada aos 19. Se tenho mania de querer de mais dos outros, quem dirá do mundo... Esperava que as pessoas fossem de verdade; esperava que as coisas fossem mais descomplicadas (pessoas independentes não deveriam ser menos complicadas?; esperava não querer tanto o colo da minha mãe, se não o dela, de alguém que diga que vai ficar tudo bem. Que, como diz o Veríssimo, o mundo não é ruim, só está mal frequentado. Sei, a tendência não é melhorar, e sim o contrário. Que daqui um tempo posso não ter o colo da minha mãe e que meu primeiro dia de faculdade não foi o último em que me senti invisível na vida. Sei que encontrarei mais pessoas vazias, mais pessoas atoa, mais pessoas que não valeria a pena, nem por um segundo, encontrar. Mas não me custa ser otimista, não me custa tentar pensar e sentir coisas bonitas quando o mundo está feio. “E quando eu tiver 30 anos...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário